É nosso tema de hoje.
Primeiramente, você tem que se certificar que tem essa liberdade, intimidade e que essa pessoa a/ o vê como um amigo (a).
2. Depois, a pessoa tem de estar receptiva a isso, aberta, e/ ou ter pedido isso_ e também o momento deve ser oportuno
3. Não faça lista de defeitos_ por exemplo, falar das roupas, peso, buço, roupas... tudo no mesmo momento. Fale uma coisa por vez / por dia / por oportunidade
4. Fale de forma suave, light, branda, palatável, sem ser agressivo ou usar termos como ''feio'', ''está feio'', ''está ridículo'', ''está péssimo'', ''está horrível'', ''está muito ruim'', ''parece piranha'', ''está vulgar'', etc. ... Use e abuse de eufemismos, nestes casos.
5. Evite clichês como ''estou falando pro seu próprio bem'', ''só quero seu bem'' ou ''não é por estética, é por saúde'', ''quem avisa, amigo é'', dentre outros
6. Também evite dar uma de bom moço (a) e causar intrigas dentro do grupo de amizade, trabalho ou família, tentando respaldar e validar sua opinião e seu conselho com frases e argumentos como: "Todos falam pelas suas costas; mas apenas EU tenho coragem de falar na sua frente'', o que certamente criará um ambiente de fofoca, animosidade e deixará todos sob suspeita (além de deixar a pessoa ainda mais na defensiva)
7. Se a pessoa reagir mal, não insista, não aumente o tom nem use argumentos como ''vc não aceita críticas'', ''vc sempre age assim quando é criticado'', ''vc se acha o máximo, acha q está ótimo assim'', ''todos comentam, só vc não enxerga'', ''vc fica na defensiva'', ''a verdade dói'', ''por isso todos se afastam de vc'', ''por isso não arruma homem/ mulher/ namorado/ namorada'', ''por isso leva um monte de tocos'', ''vc é uma pessoa difícil e fechada'', ''vc não recebe nem aceita bem críticas'', ''vc só quer elogios e aplausos, mas não tenho isso a lhe dar nesse momento; vc não está merecendo''; ''vc não quer mudar'', ''vc nunca vai mudar'', 'vc é turrão, teimoso, cabeça dura'' (ou turrona, teimosa...), ''vc sempre quer tudo do seu jeito'', ''mude ou terminará só'', dentre outros.
São argumentos com alta carga crítica, agressivos e ninguém irá receber bem.
8. Não compare esta pessoa a vc, ainda mais se for para destacar seus pontos fortes e os pontos fracos dela. Por exemplo: ''eu me cuido, eu vivo de dieta, e vc não liga para o seu corpo ou peso''. NÃO será bem vindo
9. O mesmo vale para comparar com outras pessoas, ressaltando tais pessoas e diminuindo o criticado: "A Mariazinha se cuida, está sempre cheirosa, maquiada, muito bem vestida. Enquanto você está sempre destratada e desleixada.'' Também NÃO será bem vindo.
10. Fale ao vivo. Não é conversa para WhatsApp, e-mail ou chats, por exemplo.
11. Dê um abraço nesta pessoa e aponte soluções. Exemplo: ''Sua pele está um pouco manchada, com espinhas, a minha também. Vamos marcar uma limpeza de pele juntas (os)?"
12. Demonstre empatia. JAMAIS faça essa pessoa se sentir inferior.
13. Não rebata os argumentos, explicações, justificativas desta pessoa de forma agressiva nem soberba. Seja gentil, ameno, leve, moderado em suas palavras e críticas.
14. Não dê muitos detalhes, não faça muito rodeios, não doure muito a pílula_ mas também não seja grosso nem ''realista'' demais_ seja curto e objetivo.
15. Não insista nem volte várias vezes o assunto.
16. Após falar o que queria, mude o assunto e fale de amenidades ou algum outro assunto mais leve.
Lembre-se: sempre é ruim, pesado e delicado ser criticado, ainda mais por aparência.
É algo BEM delicado mesmo, então, se você realmente acha indispensável fazê-lo, faça com o máximo de tato, empatia, cuidado, medindo cada palavra q usará e REALMENTE ''pisando em ovos''.
Outros pontos importantes a serem levados em consideração:
Cada um é dono da sua própria auto imagem, e, bem ou mal, se aquela pessoa é ou está assim fisicamente (e nada faz a respeito), ou ela está bem, ou não está incomodada o suficiente (como você)
Talvez você esteja mais incomodado que ele (a) e outras pessoas
Talvez você ache feio tatuagens, ache que aquela pessoa ficaria melhor com outra cor ou corte de cabelos, estilo de roupas, etc. Porém você tem que respeitar que a decisão final de qual auto imagem exibirá é SEMPRE dele (a), cabendo a você apenas dar um toque com delicadeza (ou se não conseguir fazer isso, apenas se calar e aceitar)
O que é feio para uns, pode ser lindo para outros_ e vice-versa
Você também deve ter pontos feios ou que incomodam ou desagradam esta pessoa. Você também estaria pronta a ouvi-la, sem brigar? Se não for esse o caso, CALE-SE.
Nem sempre gordo é doente- nem magro é saudável
Uma mulher que não anda maquiada nem com bijus todos os dias, mas sim com moletom, calça larga, blusa larga... Nem sempre quer dizer que tenha baixa autoestima. Ela já desabafou ou demonstrou baixa autoestima para você? Senão, cuidado com o que vai dizer (e ouvir). Pode virar rusga, briga ou até mesmo perder a amizade.
Cada um tem sua vaidade. Por exemplo, não fazer botox ou procedimentos estéticos não é sinônimo de falta de vaidade, mas sim de falta de grana ou de não valorizar este tipo de procedimento e achar desnecessário, mesmo. Ou, simplesmente, não ser uma prioridade
O amor próprio de uma pessoa vai muito além da vaidade com a aparência
Se essa pessoa que vc acha feio, descuidado ou sem vaidade não tem parceiro(s), pode ser por outros problemas, como o tal ''dedo podre'', por exemplo. Ou por ser muito seletivo (a). Não necessariamente por causa da aparência desta pessoa
Todos têm sua beleza e são lindos e atraentes aos olhos de uns_ e feios, desinteressantes e enfadonhos aos olhos de outros
Bonito e feio são conceitos bastante relativos_ e vivem mudando ao longo da história.
Estar fora de padrões também não é sinônimo de feiúra.
E o principal: qual a sua REAL intenção com tudo isso: ajudar de verdade?
Ou apenas ''vomitar'' o que acha e desentalar????
PENSE NISSO...!!!!!
Por fim, tenha empatia e fale com a pessoa como gostaria de ouvir.
Somente ASSIM será feita uma crítica REALMENTE CONSTRUTIVA.
Comentários