top of page

Letras que elogiam, brincam e normalizam crimes, como uso de drogas e estupro de vulnerável: crime ou simples mau gosto?

Foto do escritor: Roberta AdvogadaRoberta Advogada

Muitas destas letras são feias, condenáveis, imorais.... Elogiam o crime, normalizam....

Mas não chegam a fazer nenhuma incitação.

Na linha tênue entre a imoralidade, o crime e o mau gosto extremo, estas letras seguem dominando todas as plataformas e conquistando muitos fãs, especialmente entre o público mais jovem, mais propenso à rebeldia e provocação social.

É nosso tema de hoje.


Há limite para tentar fazer sucesso e ganhar dinheiro de forma lícita, porém extremamente duvidosa?

Me parece que não.

















MC Diguinho não vê problemas em sua canção, considera apenas uma brincadeira e alega que beijos gays em novelas das 9 com crianças assistindo são muito mais ofensivos que a música dele, que é só uma brincadeira e não uma incitação ao estupro.

Segundo ele, a canção mostra claramente no videoclip todo mundo se divertindo em festas, motéis, na banheira de espuma....

É uma festa livre, com todo mundo se divertindo igualmente, ''usando e sendo usado'', espontaneamente_ e não há ali mulher alguma contrariada, sendo forçada a nada, apanhando, sendo estuprada ou abusada, por exemplo.

Ele diz inclusive que ele pode até ter sido mal interpretado ou não ter sabido se explicar muito bem, já que ele estudou muito pouco, mas a intenção dele era só brincar, tipo, o cara daria bebida para a mulher, mas também beberia junto, depois transaria de comum acordo, e depois deixaria ela não na rua, mas sim na calçada, ''na pista'', para ir para outro baile.

Seria até um ''empoderamento'' dela e uma ''homenagem às mulheres'', onde elas seriam liberais e livres até pra ir embora e transar com outro na mesma noite, se assim o desejassem_ sem problemas.

Mas não é o que a letra sugere, pois é super agressiva, banaliza o sexo, e objetifica a mulher.


Mas MC Diguinho acredita fielmente que o problema é só por ele ser um negro da favela ganhando dinheiro_ não um artista de novela da Globo, que beija na boca de pessoas do mesmo sexo em horário nobre e não é criticado por isso.



Desculpas semelhantes deram os compositores de ''Malandramente'' e ''As Mina Pira'', mais leves mas também criticadas, problemáticas e consideradas machistas e que objetificam a mulher, a segunda também incentiva a embebedar as mulheres, etc. ....




As mina pira

Malandramente



Amiga da minha mulher





MC Pipokinha

 
 
 

Comentários


bottom of page