top of page

Como você interpreta a letra da canção "A Viagem", do Roupa Nova?

Foto do escritor: Roberta AdvogadaRoberta Advogada

É nosso tema de hoje.








A canção é muito associada ao Espiritismo, Reencarnação, vida pós morte, havendo a interpretação de que a "Viagem'' que o personagem fala é a morte_ e ele estaria morto.

Pela insistência da parte que ficou na Terra, de tanto chamar e implorar pela volta desta pessoa que se foi, contra vontade (morreu sem querer, talvez em um acidente ou outra forma repentina), essa parte que se foi volta em forma de espírito, para acalmar a que ficou aqui na Terra.

Aonde ele foi era escuro, mas a lembrança do olhar e do sorriso de quem ficou na Terra lhe deu conforto.

Um passado que não vai mais se viver pode parecer triste de ser lembrado, mas é alegre quando nos leva de volta ao encontro de quem amamos e já não está mais aqui, diz um dos principais trechos da canção.

Na canção, seria um homem que partiu, através de uma fatalidade (faleceu), deixando uma namorada ou esposa viúva, sozinha e inconformada.

Ela se desespera, e ele tenta se explicar: "acredite, pode crer, eu não queria ir, viajei (faleci) contra vontade. Não queria romper meu elo com você.".

Ah, minha adorada....

Ele se declara a ela, diz que a adora e chama de ''minha adorada''_ provavelmente o jeito que ele sempre falou com ela, carinhosamente_ e ele usa o mesmo vocabulário para provar que sim, é ele mesmo ali.

E por fim diz: "Viajei tantos espaços (o caminho percorrido entre o lugar que ele estava e a Terra, a vida e a morte), pra você caber assim, no meu abraço...!!!."

Ele veio de longe, do além, só para esse abraço espiritual, só para confortá-la.

E por fim ele encerra o que ele tinha a fazer e dizer: "Te amo!".



Há quem interprete esta letra de forma diversa, como uma simples canção de amor entre pessoas vivas, mesmo.

A viagem neste caso seria literal.

Uma viagem a trabalho, ou transferência a trabalho, talvez.


ZERO poético, profundo ou romântico (a meu ver).



E você, o que acha?



Bjs e até a próxima!

 
 
 

Comments


bottom of page